top of page

O artbook de ‘Nimona’, que contém informações inéditas da obra, está disponível online e gratuita

Foto do escritor: Victoria MarquesVictoria Marques

A Netflix disponibilizou gratuitamente o artbook (livro de artes) online de ‘Nimona’, que contém rascunhos, vídeo e artes da HQ e do filme.


Por Victoria Marques

Arte conceitual de "Nimona", divulgada pela Netflix.
Arte de "Nimona" | Reprodução: Netflix

A animação de sucesso da Netflix, “Nimona”, ganhou seu próprio artbook hoje (13), que detalha a criação da obra e o desenvolvimento do filme, com rascunhos, vídeos e descrições que aprofundam a história, incluindo observações do criador e dos diretores.

No livro disponível online, equipe fala detalhadamente sobre o conceito e as ideias para a produção da HQ e, principalmente, do filme. Explicam a estrutura do reino e da criação dos personagens.

“Nimona” começou como uma webcomic em 2012 e ganhou a versão física em 2015. Em 2023, a Netflix a adaptou em um filme.


Arte conceitual do filme "Nimona" divulgada pela Netflix.
Arte de "Nimona" | Reprodução: Netflix

Detalhes e conceitos da animação de “Nimona”


O tema centra de “Nimona” é sobre percepção, expectativa e aceitação, e a equipe do filme escolheu um visual que reforça isso. O estilo de animação brinca com as convenções das animações clássicas, 2D e de fantasia.


A brincadeira com visual é uma metáfora para o “pensamento medieval que existe em nosso mundo, para que pudéssemos destruí-lo e refazê-lo em algo completa e totalmente ele mesmo”, descreve um trecho do artbook.


Para definir quais são essas convenções, analisaram as artes de Eyvind Earle – conhecido pelo seu trabalho na The Walt Disney Studios – e Charley Harper – conhecido por seu trabalho em pôsteres e ilustrações de livros.


Para os personagens foi preciso encontrar um equilíbrio entre o design da HQ e as mudanças de estilo escolhidas para realçar o tema do filme.


Para isso, utilizaram fundamentos visuais clássicos para tornar uma linguagem simples baseada nos tropos visuais – atalho narrativo que serve de guia para o que pensar de um personagem – de herói e vilão.


Arte conceitual do filme "Nimona" divulgada pela Netflix.
Arte de "Nimona" | Reprodução: Netflix

Curiosidades sobre a protagonista Nimona


O criador de da comic, Stevenson, conta que não sabia exatamente o que seria a Nimona quando começou a desenhá-la. Ela só é rosa porque foi a única caneta que ele encontrou no momento.


A primeira transformação dela seria um T-rex, mas Stevenson decidiu mudar para um tubarão por achar mais fácil de desenhar. Todas as transformações de Nimona expressam o estado emocional que ela está no momento.


Em relação ao curioso nome da personagem, ele explica que surgiu ao escrever as três primeiras sílabas que surgiram em sua mente, mas pretendia mudar.


Arte conceitual do filme "Nimona" divulgada pela Netflix.
Arte de "Nimona" | Reprodução: Netflix

Características de outros personagens


Para a equipe, o braço e a armadura de Ballister foram os mais desafiadores do filme. Tiveram o cuidado de projetar uma mecânica que realmente funcionasse. O personagem em si sofreu muitas alterações até chegar no resultado final, incluindo personalidade e idade a raça.

Ambrosius tinha a intenção de ser muito semelhante ao dos quadrinhos. Queriam que ele lembrasse artistas de rock como Robert Plant, Jimmy Page e Peter Frampton. Mas optaram por um personagem que sabe o que é viver sob as expectativas dos outros.


A primeira interpretação da Diretora era como no original, onde ela era obviamente a vilã. Mas perceberam que precisavam de alguém mais benevolente para o filme, então a tornaram uma pessoa que acredita fielmente que os fins justificam os meios.


Arte conceitual do filme "Nimona" divulgada pela Netflix.
Arte de "Nimona" | Reprodução: Netflix

Curiosidades sobre o reino


O mundo de “Nimona” é futurista, mas as pessoas vivem com uma mentalidade medieval, e os elementos do ambiente condizem com esse contexto. Tem um design contemporâneo, que faz uso de elementos medievais.


Os personagens secundários foram essenciais para realças esse conceito. Utilizando contextos e regras sociais, a equipe criou classes sociais, que eram nitidamente diferentes umas das outras.


O reino foi projetado para parecer que o construíram sobre o que existia antes, mostrando que é um reino imperfeito, que cresceu de forma orgânica, tendo vários estilos de arquitetura e arte (incluindo grafite) para demonstrar o passar do tempo.


A cultura é muito clara no filme, tanto que denominam o reino como “futuro medieval”, porque a tecnologia avança, mas a cultura não, os pensamentos das pessoas não evoluem.


“Projetamos a voz cultural em tudo. Cultura pop, infraestrutura, arte pública e defesa civil, todos foram projetados para reforçar esses quatro ideais: os monstros são uma ameaça constante, os cavaleiros que os matam são gloriosos, Gloreth era nosso Salvador e o Instituto é nosso Protetor”, citação do artebook.


Conteúdos de ‘Nimona’


A QH de “Nimona” é o volume único e o longa-metragem animado está disponível na Netflix.

Comments


Siga o Historietas Animadas nas redes sociais

historietas.animadas

historietas.animadas

bottom of page