Conheça o Teste de Bechdel, que determina se uma personagem é realmente valorizada na história.
Por Victoria Marques

Teste de Bechdel (Bechdel test) é usado para determinar se a presença de uma personagem feminina é relevante para a história ou não. A criadora é a cartunista Alison Bechdel divulgou o teste pela primeira vez em sua tirinha “The Rule”, em 1985.
Para Bechdel, os filmes e outros conteúdos têm que seguir estas regras:
Ter duas personagens femininas com nomes
Elas precisam interagir
Elas precisam conversar sobre assuntos que não envolvam homens
Muitas pessoas discordam e abrem exceção para a 2ª exigência, para casos como as personagens não interagirem entre si, mas mesmo assim não terem o homem como o centro de sua atenção. Além disso, é importante frisar que são só perguntas base. Para se criar uma personagem que represente bem uma mulher, precisa-se ir muito além desses três pontos. O teste é muito antigo, mas Bechdel foi tão perspicaz que até hoje é possível aplicá-lo. Um bom exemplo disso é uma pesquisa, de 2023, da revista The Royal Society sobre personagens femininas ainda terem menos diálogos relevantes que homens nos videogames, o que muitas vezes as põe numa posição secundária – e também ocorre pela falta dessas personagens.
Em um site chamado Bechdel Test Movie List, é possível conferir filmes que passaram ou não no teste e o motivo. Também permite que os usuários comentem e exponham seus pontos de vista.
Segundo o site, filmes – relacionados a animações e/ou HQs – de 2023 que seguiram as regras de Bechdel:
Besouro Azul
Barbie
Nimona
Homem Formiga e Vespa: Quantumania
Demon Slayer - Mugen Train: O Filme
A Pequena Sereia
Homem-Aranha Através do Aranhaverso
Filmes reprovados:
Super Mario Bros.: O Filme
The Flash
Guardiões da Galáxia Vol. 3
Comments